Orquestra Social do Estado do Rio fará apresentações na Suíça

Estudantes da rede pública realizam apresentação na Sala Cecília Meireles antes de embarcarem para Europa

As meninas da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga já estão fazendo as malas para cruzar o Atlântico até a Suíça, no dia 27 deste mês, onde realizam turnê inédita em solo europeu, até o dia 3 de novembro. Mas, antes, uma última parada em terras tupiniquins: o grupo sobe ao palco da Sala Cecília Meireles, na Lapa, para apresentar o concerto “Aquarela Brasileira”. O momento especial acontece nesta quarta-feira (25/10), às 12 horas, com entrada gratuita – sujeito à lotação.

“Temos orgulho de ter realizado o primeiro edital de internacionalização do Rio de Janeiro, o ‘Casa de América’, inspirado na trajetória dessas meninas tão talentosas e dedicadas. Em 2022, elas ganharam Portugal e Espanha com uma turnê potente, que foi enaltecida por onde elas passavam. E, neste ano, será a vez da Suíça conhecer a riqueza da arte fluminense”, afirmou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

O grupo que embarca para a Europa é formado por 30 meninas, com idades entre 12 e 19 anos, todas estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Após a estreia do concerto na Sala Cecília Meireles, elas vão levar a conexão cultural Brasil-Suíça por cidades como Zurique, Genebra, Basileia e Solothurn. A regência ficará a cargo da maestra Priscila Bomfim.

“Tocar na Suíça representa para cada uma das estudantes uma riqueza ímpar, cujos desdobramentos concretos e simbólicos se estenderão para todo o futuro delas. A realização desse intercâmbio só foi possível devido ao apoio constante dos parceiros da Orquestra Chiquinha Gonzaga, que investem na formação de nossas alunas e entendem a importância desta realização como aporte à ampliação das perspectivas socioculturais, acadêmicas e profissionais das nossas estudantes”, destaca a diretora executiva da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, Moana Martins.

A turnê conta com patrocínio do Zurich Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Sobre a viagem

Muitas meninas vão viajar de avião pela primeira vez e, logo de cara, vão conhecer o país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano, segundo o atual ranking da ONU. Dentro da mala, as jovens integrantes do grupo vão levar sonhos, partituras, instrumentos, competência e muita afinação. Na suíça, as instrumentistas, vão mostrar um pouco da cultura brasileira aos europeus através de clássicos como “Maria Maria” (Milton Nascimento”, “Feira de Mangaio“ (Sivuca), “Maxixe samba groove” (Hamilton de Holanda), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Tico tico no fubá” (Zequinha de Abreu), entre outros.

A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga será acompanhada pela talentosa pianista brasileira Sylvia Thereza, uma estrela em ascensão no cenário da música erudita internacional. Reconhecida por seu carisma, profundidade artística e dedicação social, a carioca Sylvia, radicada na Bélgica atualmente, é uma virtuosa, que tem se apresentado em palcos importantes ao redor do mundo. Sua conexão com a arte a levou a projetos sociais que beneficiaram mais de 30 mil crianças no Rio de Janeiro. Desde 2021, Sylvia atua como professora na prestigiosa Universidade Luca School of Arts, na Bélgica.

Nesta viagem, o grupo, que tocará instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, fagote e percussão, vai percorrer as cidades suíças com uma programação que inclui shows, masterclasses, rodas de conversa, ensaios conjuntos, visitas e palestras. Esta será uma oportunidade única para a troca de conhecimentos entre instituições, com o exercício de diferentes metodologias, a prática de conjunto e as vivências socioculturais. Na bagagem, muita música brasileira.

Serviço

Concerto Aquarela Brasileira
Conexão Brasil – Suíça
Primeira turnê para a Suíça – de 26 de outubro a 4 de novembro de 2023
Com 30 integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Regência: Priscila Bomfim
Participação especial: pianista Sylvia Thereza
Instrumentos – Violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, fagote e percussão

Dias, horários e locais das apresentações

27/10 – Concerto em Biel, às 19h (aberto ao público)
Endereço: Plänkestrasse 17, 2502 Biel

28/10 – Concerto em Solothurn, às 19h (aberto ao público)
Endereço: Bielstrasse 26, 4500 Solothurn

30/10 – Concerto na Zurich Corporation, às 11h30 (somente para convidados)

31/10 – Concerto no Conservatório de Música de Zurich, às 19h – Participação da pianista Sylvia Tereza (aberto ao público)
Endereço: Florhofgasse 6, 8001 Zürich

1/11 – Concerto no Conservatório de Basileia, às 18h – Participação da pianista Sylvia Tereza (aberto ao público)

Repertório da turnê

Abertura o Guarany – Carlos Gomes | Arranjo: Vinícius Louzada
Feira de Mangaio – Sivuca | Arranjo: Vinícius Louzada
Mulher rendeira – Arranjo: Anderson Alves
Maria Maria – Milton Nascimento | Arranjo: Mateus Araujo

Participação da pianista Sylvia Thereza
Concerto para Piano e Orquestra N.11 em Ré Maior – Joseph Haydn
Cristal – César Camargo Mariano | Arranjo: Tomaz Vital

Aquarela do Brasil – Ary Barroso | Arranjo: Vinícius Louzada
Tico tico no fubá – Zequinha de Abreu | Arranjo: Vinícius Louzada
Maxixe samba groove – Hamilton de Holanda | Arranjo: Vinícius Louzada
Ó Abre Alas – Chiquinha Gonzaga | Arranjo: Anderson Alves

Patrocínio da turnê: Zurich Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Patrocínio da orquestra: Banco Santander, Santander Seguros e Previdência e Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

www.cultura.rj.gov.br

Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin | Spotify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima