Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas
O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento nesta sexta-feira, sábado e domingo (17, 18 e 19/11) para atender aos clientes que vão aos shows da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio Nilton Santos (Engenhão). Para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).
As demais estações do sistema funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo. Porém, depois do horário habitual de funcionamento, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.
Nesta sexta-feira, a linha 2 opera entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Já no sábado e no domingo, os trens da linha 2 vão circular entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Para ida ao evento, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.
No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 na sexta-feira e no sábado (17 e 18/10); e das 7h às 22h30 no domingo (19/11).
Parada do Orgulho LGBTI+ em Copacabana
No domingo (19/11) acontece também a 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, a partir das 11h, no Posto 5, em Copacabana. A recomendação da concessionária para quem vai ao evento é que desembarque nas estações Cantagalo/Copacabana ou General Osório/Ipanema e retorne pela estação Cardeal Arcoverde/Copacabana.
Alterações no MNS no fim de semana
Tanto no sábado quanto no domingo (18 e 19/11), haverá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.
Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.
Esquema para o feriado de Consciência Negra
Na segunda-feira (20/11), feriado de Consciência Negra, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na terça-feira (21/11).
As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 7h às 22h30 na segunda (20/11).
A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
SERVIÇO
Funcionamento do metrô neste fim de semana e feriado
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Sexta-feira (17/11) e sábado (18/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Domingo (19/11): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Segunda (20/11): das 7h às 23h (feriado)
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sexta-feira (17/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo
Sábado (18/11), domingo (19/11) e segunda-feira (20/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil e General Osório
Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Sexta-feira (17/11) e sábado (18/11): das 5h às 23h30
Domingo (19/11) e segunda-feira (20/11): das 7h às 22h30