A edição de 2023 também terá sessões de animações gratuitas de mais de 40 países
Na 17ª edição do Festival Anim!Arte, o Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, receberá oficinas de confecção de bonecos articulados e Stop Motion nos dias 25 e 26 de novembro. Voltadas para crianças entre oito e doze anos, as atividades, com duração máxima de duas horas, consistem em trazer uma turma de vinte pequenos para o mundo da animação por meio da construção de seus próprios bonecos e, em seguida, filmá-los com a técnica de Stop Motion.
Conhecido pelos filmes “A Fuga das Galinhas” (2000), “O Estranho Mundo de Jack” (1993) e, agora, o recém vencedor do Oscar, “Pinóquio” (2022), Stop Motion ou quadro-a-quadro é um recurso de animação que utiliza a fotografia de objetos e materiais com diferenciações de posições ou formatos para criar a ilusão de movimento. Os modelos mais comuns são a madeira de árvore e massa de modelar.
A ideia do Festival Anim!Arte é promover a criatividade e o talento artístico na primeira infância. Além das atividades práticas, o Museu do Pontal ainda recebe sessões extras das animações selecionadas com classificação livre.
A edição de 2023 conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e da multinacional S & P Global Commodity Insights. O projeto tem o apoio da Festhome, Núcleo i – Inteligência Criativa e Film Freeway.
Serviço:
Oficina de confecção de bonecos e Stop Motion
Datas: 25 e 26/11
Oficina de animação | 10h às 12h| Crianças de oito a doze anos
Sessões extras | 13h às 19h (sábado) e 13h às 17h (domingo)
Local: Museu do Pontal (Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
Serão aceitas 20 crianças para cada oficina por dia. O ingresso será fornecido por ordem de chegada.
Sobre o Festival
O Anim!Arte é um festival de animação direcionado ao público estudantil, que visa promover a cultura, o crescimento profissional e artístico no campo da animação no Brasil. Seu foco principal é incentivar o aumento e a qualificação das produções audiovisuais entre jovens e crianças (estudantes).
Criado em 2001, o Anim!Arte acumula um histórico de 16 edições bem-sucedidas, consolidando-se como uma referência na área. Ao longo de seus 22 anos de existência, o festival desempenhou um papel fundamental na formação de plateias e na promoção do desenvolvimento técnico e artístico por meio de oficinas práticas e teóricas, palestras, fóruns e workshops. Nas duas edições mais recentes, o festival alcançou grande destaque em âmbito nacional e internacional, com mais de 3000 filmes inscritos de mais de 90 países.
O Anim!Arte oferece ao seu público a exibição de mais de 400 curtas-metragens de animação, muitos deles inéditos no Brasil e na América do Sul, abrangendo um panorama global da animação estudantil e profissional. Além disso, promove o intercâmbio de experiências culturais e audiovisuais.
O festival também promove oficinas e workshops de animação, proporcionando a experimentação de diversas técnicas de animação, bem como palestras com profissionais para aproximar os estudantes do mercado e fóruns e debates com educadores, cineastas e ambientalistas. Um diferencial notável é a realização de oficinas voltadas para educadores, contribuindo para que as técnicas sejam disseminadas de forma autônoma nas escolas e universidades após o evento.
O Festival Anim!Arte é um evento gratuito que tem como objetivo promover a educação audiovisual e a formação de plateia de maneira democrática e acessível. Todos os realizadores de filmes enviam autorização para a exibição.
Sobre o Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Em outubro de 2021, o Museu inaugura uma nova sede na Barra da Tijuca.
Com 14 mil metros quadrados, dos quais 10 mil metros quadrados de área verde, área para piquenique e vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido, que vai da Pedra da Gávea ao Pão de Açúcar, a nova sede está assentada sobre um terreno consolidado, livre de inundações, abrigando adequadamente seu raro e singular acervo.
O edifício projetado pelos Arquitetos Associados, com 2.600 metros quadrados de área construída, abriga seis exposições inaugurais, que reúnem duas mil esculturas. O novo Museu do Pontal conta com uma cafeteria, loja e uma extensa programação para todos os públicos.
Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.
O Museu do Pontal funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h.
Redes sociais:
Site: www.vouanimarte.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/festival_animarte/