Portugal traz espetáculo infantil inspirado no clássico Chapeuzinho Vermelho nas comemorações dos 15 anos do FESTLIP_Brasil
No ano em que comemora 15 anos, o FESTLIP_Brasil apresenta peças, show, encontros, espetáculo infantil, oficinas e mostra gourmet, de 29 de novembro a 4 de dezembro, no Teatro João Caetano, Teatro Glaucio Gill, Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Salão Assyrio e Sala Mário Tavares), UNIRio e Zazá Bistrô. As homenagens também serão em dose dupla: o tradicional Prêmio FESTLIP 2023, dedicado a expoentes das artes nos países de língua portuguesa, será entregue à atriz e cantora Zezé Motta, que completa 55 anos de carreira em 2023. E uma homenagem especial também será feita à escritora brasileira Conceição Evaristo, com o inédito Prêmio ELO FESTLIP, que destaca o reconhecimento e difusão internacional de sua obra.
Para a criançada, o já tradicional FESTLIPinho traz de Portugal o espetáculo Capuchinho, inspirado no conto clássico de Perrault, O Chapeuzinho Vermelho. A peça, que mescla teatro, música e dança, é apresentada pelo Teatro Plage, do diretor Paulo Lage, na programação do, que este ano ocupa a Sala Mário Tavares, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de novembro, com entrada gratuita.
Realizado pela Talu Produções, o FESTLIP tem incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, FUNARJ, Camões I. P. – Centro Cultural Português, em Brasília, CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, ECO – Escola de Comunicação da UFRJ e da Escola de Teatro da UNIRIO.
FESTLIPinho
Espetáculo: Capuchinho
Grupo: Teatro Plage
Origem: Portugal
A COMPANHIA
O Teatro Plage foi fundado em 2017 pelo diretor português, Paulo Lage. Até o momento, o Teatro Plage produziu quatro espetáculos voltados para a infância e primeira infância: De Cá Para lá, Lullaby, Capuchinho – Teatro Para Bebês e O Príncipe Feliz. A companhia já se apresentou em diversos países, incluindo Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Suíça, Espanha, Moçambique, Japão e Turquia.
O ESPETÁCULO
Em um espetáculo mágico e cativante, chamado Capuchinho, o diretor Paulo Lage nos leva a uma viagem à primeira infância. A narrativa é um mergulho profundo no eterno conflito entre o Bem e o Mal, inspirado pelo conto atemporal de Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault (1628-1703). As personagens principais – Mãe, Capuchinho, Lobo e Avó – desvendam uma importante lição que Capuchinho está prestes a aprender: a necessidade de cautela diante do desconhecido. Através da magia das artes cênicas, o espetáculo combina teatro, dança e música, criando uma experiência visual e sonora única. Mas há algo ainda mais especial: a inclusão. Os atores interpretam em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, simultaneamente, tornando essa jornada emocionante acessível a todos. Prepare-se para mergulhar nesse conto encantador, onde o bem e o mal dançam em um palco de maravilhas, cativando corações de todas as idades.
FICHA TÉCNICA
Direção: Paulo Lage
Coreografia: Elsa Madera
Textos: Charles Perrault
Elenco: Cheila Lima, Daniel Viana e Sofia Loureiro
Luz: Pedro Nabais/Desenho, Francisco Alves/Operação
Cenário: Ana Paula Rocha
Figurino: Mónica Cunha/Desenho, Mestra Olga Amorim/Confeção
Criação Musical: Frederico Pereira e Elmano Coelho
Duração: 25 min
Serviço:
Local: Sala Mário Tavares – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – 1º pavimento
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro
Dias: 29 e 30 de novembro, às 15h
Entrada gratuita (retirada de senha 1 hora antes do espetáculo)
Instagram: @festlip
Facebook: FESTLIP
Twitter / X: @festlip / FESTLIP_Brasil Festival
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: