Museu da Vida Fiocruz comemora 25 anos com grande festa

Uma célula gigante é atração no Parque da Ciência, um dos espaços do Museu da Vida Fiocruz. Foto: Vitor Vogel.

Ao completar 25 anos, o Museu da Vida Fiocruz oferece gratuitamente uma programação cheia de atividades para o público. A festa será em 25 de maio, das 10h às 16h, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A comemoração é para todas as idades e só está começando. O aniversário terá uma série de atividades ao longo do ano. No sábado, haverá apresentação de espetáculo teatral, show de música, balé e visita guiada a prédios históricos da Fundação, como o Castelo, além de exposições e outras ações envolvendo ciência, arte e cultura. A programação completa pode ser consultada no site do Museu da Vida Fiocruz.

Bancada de microscópio na Exposição Aedes: que mosquito é esse? Foto: Vitor Vogel

Música, dança, teatro, exposições e passeios
Quem for ao Museu da Vida Fiocruz vai poder visitar exposições e se divertir com atrações musicais, apresentação de balé, teatro, oficinas, contação de história, palhaçaria, muitas atividades educativas e até brincadeira com bolhas de sabão. Haverá ainda visitação ao centenário Castelo da Fiocruz, à Pirâmide, que fica no Parque da Ciência, à Cavalariça, edifício criado para abrigar os cavalos que eram fundamentais para a produção do soro antipestoso, no início do século 20. Também haverá atividades no auditório do Museu, na Tenda da Ciência, onde são apresentadas peças teatrais, e no Borboletário, que será reaberto excepcionalmente para comemorar a data.

Entre os parceiros convidados, estão o AquaRio, o BioParque, o Museu Nacional, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Planetário. A festa vai incluir apresentações do Ballet de Manguinhos, da Banda da Escola Municipal Clóvis Monteiro e do Grupo Música na Calçada, que nasceu no Espaço Casa Viva/RedeCCAP, também parceiros do Museu da Vida Fiocruz. Um show com Os Parceiraços da Dercy está garantido nessa celebração. O grupo presta homenagem ao cantor e compositor Raul Seixas no Centro de Recepção. Vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o Museu se dedica a promover o diálogo entre a Fiocruz e a sociedade.

“Carregamos com honra a responsabilidade de abrir nossa instituição aos mais variados públicos e também levar a Fiocruz ao encontro deles, nas periferias e interiores de outras cidades do país. Por isso, esse marco será muito celebrado!”, destaca Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz.
O evento é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Evento: Aniversário de 25 anos do Museu da Vida Fiocruz
Data: 25 de maio, das 10h às 16h
Local: Museu da Vida Fiocruz
Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: Grátis
Classificação: Livre.
O evento não exige agendamento.
Site: www.museudavida.fiocruz.br/
Informações: recepcaomv@fiocruz.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima