Bangu recebe o Festival Arraiá do Rio Junino – 12 e 13 de julho 

Evento gratuito reúne competição de quadrilhas juninas profissionais, feira gastronômica de comidas típicas e apresentações musicais de sertanejo e forró

Crédito: Andy Manhães

Tradicionais em Inglaterra e França, as primeiras festas juninas no Brasil remontam ao século XVI. No começo, a Festa Junina possuía um tom religioso, mas hoje é vista como uma festividade popular que reúne danças típicas, como a quadrilha, comidas à base de milho e amendoim e vestimentas caricatas de caipira. 

Com base em toda essa tradição, o Festival Arraiá do Rio Junino, que acontece ao longo do mês de julho e agosto (5/07 e 11/08), promove o maior percurso de territórios do Estado do Rio de Janeiro por meio de uma mostra competitiva dos grupos de quadrilhas juninas. Organizado pelo Consórcio Rio Junino, uma iniciativa das federações de quadrilhas juninas do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a LIQUERJ (Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio de Janeiro), AEFERJ (Associação Estadual Folclórica do Estado do Rio de Janeiro), LIQUABAFERJ (Liga de Quadrilhas Juninas e Arraiás da Baixada Fluminense e Estado do Rio de Janeiro), FAQUABF (Federação de Arraiás e Quadrilhas Unidas de Baixada Fluminense) e a Associação Anarriê do Rio de Janeiro, o evento oferece um espetáculo de dança, uma feira gastronômica de comidas típicas juninas e apresentações musicais de forró e sertanejo, espaço kids para recreação infantil, além de um total de R$60 mil em premiações para as competições com a grande final na Praça da Apoteose em agosto. “O Festival Arraiá do Rio Junino é um exercício prático de política pública cultural: acessível para todos, pois é gratuito e realizado em locais públicos, contemplando toda a cadeia da economia criativa que os festejos juninos movimentam”, pontuou Felipe Costa Machado, Diretor Geral do Circuito. 

As competições de quadrilhas juninas

O evento que começou nos dias 5, 6 e 7 de julho, continua a segunda etapa classificatória em Bangu. A grande final está marcada para acontecer na Praça da Apoteose nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Além de receber quadrilheiros do Estado do Rio, o Festival conta com a presença de equipes do Distrito Federal, Espírito Santo e Sergipe. “A Apoteose vai voltar a receber os espetáculos juninos depois de 10 anos, isso é uma grande vitória para o mundo junino, através do Consórcio Rio Junino, que reservou três dias de homenagens. Amelinha, nossa eterna diva do Frevo Mulher, vai arrastar uma multidão de quadrilheiros de todas as gerações!”, afirma Mônica Xavier, Diretora Geral de Produção.

Uma característica desta edição do Arraiá do Rio Junino é a inclusão das etapas classificatórias, que mobilizam centenas de grupos de quadrilhas juninas das categorias de Roça e Salão. Além disso, a categoria infanto juvenil foi incorporada ao evento, visando incentivar a perpetuação da cultura junina, tão enraizada nas escolas, através do folclore.

Regulamento 

link: https://drive.google.com/file/d/1nkVYHmKfuj818efL_NiTze_XwNNxRp0u/view?usp=drivesdk

O regulamento compõe os seguintes quesitos:

1° Indumentária Masculina;

2° Indumentária Feminina;

3° Coreografia;

4° Animação;

5° Criatividade;

6° Tema;

7° Obrigatoriedades Presidente de Mesa (Julgado pelo Presidente de Mesa);

Projeto social no Arraiá do Rio Junino

Todas as etapas classificatórias do Arraiá do Rio Junino serão de acesso gratuito. Para a grande final, na Praça da Apoteose, a entrada será através da doação de um quilo de alimento não perecível, destinado à AMOCAVIM, uma instituição que atua com mulheres em situação de vulnerabilidade social, e ao IDI – Instituto Por Direitos e Igualdade, que oferece suporte a familiares e egressos do sistema prisional.

O Festival Arraiá do Rio Junino tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e Lei do ISS, da Rede Cultura Viva-Pontos de Cultura/Lei Cultura Viva 20 anos e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Instagram: @arraiadoriojunino

 Serviço

 Arraiá do Rio Junino 2024

Etapa 2 em Bangu

Sexta e Sábado

12 e 13 de julho 

Horário: 15h às 23h

Local: Bangu Shopping

Endereço: Rua Fonseca, 240 – Bangu, Rio de Janeiro -RJ

Classificação: Livre

Programação – Outras etapas

Etapa 1 em Jardim Sulacap

Data: 05, 06 e 07 de julho

Horário: 17h às 23h

Local: Praça Dom Hélder Câmara

Endereço: Rua Otton da Fonseca, 107 – Jardim Sulacap, Rio de Janeiro -RJ

Classificação: Livre

Etapa 3 em Barra da Tijuca

Data: 19, 20 e 21 de julho 

Horário: 17h às 23h

Local: Shopping Aerotown

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2541 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ 

Classificação: Livre

Etapa Final na Praça da Apoteose

Data: 09, 10 e 11 de agosto 

Horário: 15h0 às 23h30

Local: Praça da Apoteose

Endereço: Rua Marquês de Sapucaí, 36 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ

Como participar: Entrada – 1kg de alimento não perecível

Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima